Celia Brandão, Psicóloga

Agenda

Lançamento de livro em 23/3/2015.

Lançada a obra Empresas Familiares: Uma Visão Interdisciplinar, Roberta Nioac Prado (Coord.)

A obra é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros semanais do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas. Participam do GEEF profissionais de áreas distintas que debatem temas relacionadas à governança corporativa, familiar e ao planejamento sucessório da gestão e do controle de empresas familiares.

Composta por 18 artigos que tratam de questões jurídicas, administrativas, econômicas e psicológicas que envolvem o âmbito de empresas familiares e de famílias empresárias, o livro representa uma relevante contribuição para a reflexão e o aprofundamento dos temas que são tão caros para uma adequada governança corporativa e familiar.

Considerando a importância do tema, a obra foi escolhida para ser patrocinada pela renomada PricewaterhouseCoopers.

Destina-se aos profissionais do Direito, Administração de Empresas, Economia, Psicologia, bem como às famílias empresárias e ainda, aos gestores e investidores de Empresas Familiares.

Sobre a Coordenadora: Roberta Nioac Prado é Coordenadora do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw. Advogada Parceira em Projetos de Governança Corporativa e Familiar do Escritório Carvalhosa e Eizirik. Sócia fundadora da Interlink Governança Global. É Doutora em Direito Empresarial pela USP, professora da Direito GV, foi Membro do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Relatora do Guia de melhores práticas de governança para empresas fechadas. Autora de livros e artigos jurídicos e de Governança Corporativa e Familiar.

Adquira da Editora Noeses.

TEMAS E AUTORES

1. FAMÍLIA MATARAZZO: AS PRÁTICAS APARENTES DE GOVERNANÇA E O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO DE DUAS GERAÇÕES

Marcelo Rodrigues e Renato Vilela

Marcelo Rodrigues

Membro do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw. Sócio fundador da Interlink Governança Global. É formado em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, MBA em Gestão de Negócios para o setor de Óleo e Gás pelo IBP. Foi Diretor Financeiro da MEK Engenharia e Consultoria S.A e consultor sênior associado da Apsan Consultoria em Gestão (ACG).

Renato Vilela

Membro do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw. É mestre em Direito dos Negócios pela Direito GV (2012), bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Mackenzie (2012) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP (2009). Foi pesquisador do Núcleo de Governança Corporativa e Planejamento Jurídico de Empresas Familiares da Direito GV (2009/2011).

2. O DILEMA DAS GERAÇÕES: (I) QUEM FAZ PARTE DO NÚCLEO FAMILIAR (II) O DILEMA DA TRANSFERÊNCIA DE COMANDO NAS EMPRESAS FAMILIARES

Luiz Kignel e Marcia Setti Phebo

Luiz Kignel

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1987, especialização em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Direito Processual Civil pelo COGEAE Faculdade de Direito da PUC/SP, Mediação e Arbitragem pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Advogado nas áreas do Direito de Família, Sucessório e Imobiliário, com foco no planejamento sucessório de empresas familiares, Sócio do escritório Pompeu, Longo, Kignel & Cipullo Advogados.

Marcia Setti Phebo

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo, Formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, em 1988, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Financeiro pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV – Fundação Getúlio Vargas; Especialização em Direito Tributário, pelo CEEU – Centro de Estudos de Extensão Universitária, Advogada na área societária, com foco em organização de patrimônios e planejamento sucessório de empresas familiares, Sócia do escritório Pompeu, Longo, Kignel & Cipullo Advogados.

3. AUTORIDADE, PAPEL E TEMPORALIDADE NA EMPRESA FAMILIAR: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO MODELO GROUP RELATIONS CONFERENCES – GRC (TAVISTOCK)

Valéria Cecilia Dorado Lisondo e Hector Rafael Lisondo

Valéria Cecilia Dorado Lisondo

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Psicóloga (PUC-SP) e pós-graduada em Administração da Empresas (ESADE Business School- Barcelona e FGV-SP). Membro do GRC – Argentina (www.grouprelations.com.ar). Sócia Consultora do Instituto Lisondo (www.institutolisondo.com.br).

Hector Rafael Lisondo

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/ GVLaw – São Paulo. Engenheiro (UBA – BS-AS); Psicólogo (USF – SP); Mestre em Qualidade (UNICAMP); Doutor em Engenharia (USP). Sócio e Fundador do Instituto Lisondo (www.institutolisondo.com.br).

4. EMPRESAS FAMILIARES: UMA ABORDAGEM GRUPAL

Marcel Paranhos Dias

Membro do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/ GVlaw, Profissional da área de desenvolvimento humano atuando há mais de 18 anos em educação de adultos e da família empresaria com foco em: Sucessão, Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais, Executive Coach, Consultoria de Terceira Parte, Construção de Equipes e Change Management. Didata em Processos Grupais formado pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Membro da equipe mundial de Trainers, durante 10 anos, na metodologia “The Human Element” tendo sido formado por Will e Ailish Schutz. Formação em Grupo Operativo pelo Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière de Porto Alegre. Participante do workshop “Reflexionando sobre el quehacer del Coach y la relación Coach-Coachee” com Humberto Maturana.

5. IDENTIDADE E SUCESSÃO: INTERFACE DA PSICOLOGIA COM AS EMPRESAS FAMILIARES

Celia Brandão

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Psicóloga pela Universidade de São Paulo em 1975 e Analista pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica em 1993. Atua na área de psicologia clínica há 37 anos, atendendo adolescentes, adultos, casais e famílias. Com experiência de trabalho como psicoterapeuta, psicanalista e mediadora de conflitos na atividade clínica em consultório, assim como também em psicologia institucional e organizacional. Ex-professora e coordenadora do Curso de Especialização em Psicoterapia de Abordagem Corporal do Instituto Sedes Sapientiae em SP. Foi diretora de ensino da SBPA e é membro do corpo docente da instituição.

6. GOVERNANÇA MODERNA E GESTÃO AVANÇADA COMO SUPORTE A UM OUSADO PROJETO DE CRESCIMENTO – DORI ALIMENTOS

Carlos Bordin Barion

Presidente da Dori Alimentos, empresa pertencente à sua família. É zootecnista e atua como executivo da Dori desde 1997. Em janeiro de 2011 assumiu a presidência, sucedendo a João Baptista Barion, seu pai. A Dori Alimentos conta com 2.400 empregados (em 2013).

7. EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO – UM CASO DE DESPREPARO EM SUCESSÃO COM REFLEXOS SIGNIFICATIVOS NA GESTÃO E NO RESULTADO DA EMPRESA

Telmo Schoeler

Membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF). Administrador pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). MBA em Administração de Empresas pela Michigan State University (EUA). Membro de inúmeros Conselhos de Administração ou Consultivos, de capital aberto e fechado (ex.: Excelsior, Varig, Selenium, Mercur, Audaces, Araupel, Dec International, Farina, Biguaçú, entre outros). Sócio fundador e leading partner da Strategos – Strategy & Management, bem como fundador e coordenador da Orchestra – Soluções Empresariais. Instrutor em cadeiras e seminários de finanças, profissionalização, reestruturação e recuperação de empresas, bem como de Governança Corporativa, em especial junto ao IBGC.

8. A IMPORTANTE TAREFA DE DESENVOLVER ACIONISTAS RESPONSÁVEIS

Mary Nicoliello

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Psicóloga com MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Organizações pela UFRJ. Especialista em Direção Estratégica de Empresas Familiares pela Universidad Europea Miguel de Cervantes. Possui certificação internacional em Coaching Integrado pelo ICI – Integrated Coaching Institute e foi responsável pelo desenvolvimento do programa de familiares na Votorantim Participações.

9. OS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO, CONSULTIVO E FAMILIAR

Thomas Michael Lanz

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/ GVLaw – São Paulo. Graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). É mestre em Administração de Empresas pelo Insead (França). Ex- executivo e ex- dirigente empresarial das empresas familiares Mangels Industrial, Giroflex, Carbex e Lafer. Certificado de Conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e de consultor para Empresas Familiares, pelo Family Firm Institute (FFI) de Boston, EUA. Consultor.

10. REFLEXÕES SOBRE O PROTOCOLO FAMILIAR

Renata Ferrara e Maria Fernanda Vaiano Chammas

Renata Ferrara

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Advogada e sócia do Escritório Vaiano Ferrara Advogados.

Maria Fernanda Vaiano Chammas

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo e do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Pós-graduada (MBA) em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV). Advogada e sócia do Escritório Vaiano Ferrara Advogados.

11. A MODIFICAÇÃO DO REGIME DE BENS E A SITUAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Maria Fernanda Vaiano Chammas e Renata Ferrara

Maria Fernanda Vaiano Chammas

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) e do International Bar Association (IBA). Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP) e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV). Advogada e sócia do Escritório Vaiano Ferrara Advogados.

Renata Ferrara

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/GVLaw – São Paulo. Assessora especial da Presidência do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo. Advogada e sócia do Escritório Vaiano Ferrara Advogados.

12. GESTÃO PATRIMONIAL – O QUE FAZER PARA PROTEGER SEU PATRIMÔNIO

Marcos Puglisi de Assumpção

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/ GVLaw – São Paulo. Advogado, engenheiro pós-graduado em Administração de Empresas – FGV/SP, pós-graduado em Direito Empresarial – PUC/COGEAE, sócio do escritório Assumpção & Santos – Sociedade de Advogados.

13. CONSÓRCIO, SCP, SPF E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Karem Jureidini Dias

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora do IBET e dos Programas de pós-graduação da Direito GV (GVlaw); Conselheira do CARF e Membro da CSRF/MF; Advogada.

14. AVALIAÇÃO E GESTÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO

Ana Cristina França de Souza, Carlos Magno Sanches, Giana Araujo e Luiz Paulo Cesar Silveira

Ana Cristina França de Souza

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), com pós-graduação em Avaliações de Empresas e Projetos e em Ciências Contábeis pela Escola de Pós-Graduação da FGV – Fundação Getúlio Vargas. Certificada pelo CVA – Certified Valuation Analyst para avaliação de empresas e ativos intangíveis. Cursou Avaliação de Empresas da American Society of Appraisers – ASA (Washington, EUA) e Avaliação de Ativos Intangíveis do Institute of International Business Valuers – IIBV (Toronto, Canadá). Vice-presidente da APSIS, com atuação na empresa há mais de 25 anos nas áreas de avaliação de empresas, consultoria imobiliária e avaliação de ativos tangíveis e intangíveis. Responsável técnica no Brasil do IACVA – International Association of Consultants, Valuators and Analysts. Diretora de Avaliações de Negócios da ANEFAC e diretora Executiva do CBAN – Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios. Diretora e professora do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF). Membro da ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual e da APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais; Professora do MBA em avaliação de marcas da FGV – Fundação Getúlio Vargas; Professora do Instituto de Engenharia Legal (IEL); Palestrante em diversas entidades, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Internacional Business Communication (IBC), Licensing Executives Society International – LESI, o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o American Chamber (AMCHAM), entre outros.

Carlos Magno Sanches

Graduação em Finanças pela Anderson University, Carolina do Sul, EUA em 2007 e MBA em Finanças pela Ibmec-RJ em 2011. Gerente sênior de Business Valuation da Apsis, com cursos de especialização na American Society of Appraisers (ASA) e Avaliação de Ativos Intangíveis do Institute of International Business Valuers – IIBV (Toronto, Canadá), dentre outros.

Giana Araujo

Graduada e Mestre em História Social e Econômica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é coordenadora do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) da ANEFAC, e do setor de Gestão Estratégica da APSIS Consultoria.

Luiz Paulo Cesar Silveira

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) em 1989 e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ) em 1991. Vice-presidente Técnico da Apsis, com curso de especialização na American Society of Appraisers (ASA), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Avaliação de Ativos Intangíveis do Institute of International Business Valuers – IIBV (Toronto, Canadá), dentre outros. Diretor executivo do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) da ANEFAC. Responsável técnico no Brasil do IACVA – International Association of Consultants, Valuators and Analysts.

15. INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS E SEGREDO DE NEGÓCIO 

Juliana G. Meyer Gottardi

Membro do GEEF, Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Direito GV/ GVLaw – São Paulo. Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), com MBA em Direito da Empresa e da Economia pela FGV (2003), especialização em Contratos Internacionais pela PUC-COGEAE (2005) e em negócios Imobiliários pela FGV-GVPEC (2010). Há 14 anos no mercado jurídico, atou em respeitados escritórios de São Paulo, coordenou departamentos jurídicos de empresas e autarquias, em geral com enfoque na estruturação e implementação de contratos empresariais e operações imobiliárias. Palestrante em diversos eventos da área de direito empresarial.

16. OBRIGATORIEDADE DO NOVO DIREITO CONTÁBIL, SOCIEDADE POR AÇÕES E SOCIEDADE LIMITADA

Edison Carlos Fernandes

Doutor em direito pela PUC-SP, professor da Direito GV (cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas – FGV), advogado e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas – APJL.

17. COMENTÁRIOS À OFERTA DE VALORES MOBILIÁRIOS COM ESFORÇOS RESTRITOS POR EMPRESAS FAMILIARES – INSTRUÇÃO CVM N. 476/09

Ilene Patricia de Noronha Najjarian

Doutora em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP; Professora Doutora de Direito Empresarial e em Pós-Graduação da FMU, GVLaw e ESA-SP; Procuradora Federal lotada na C.V.M.

18. FILANTROPIA NO BRASIL E NO MUNDO: UMA VISÃO GERAL

Marcos Flavio Azzi e Julianne Nestlehner

Marcos Flavio Azzi

Formado em Administração de Empresas pela FAAP com MBA em Finanças pela USP, foi sócio da Hedging-Griffo Administradora de Recursos, vendida ao Banco Credit Suisse, é Diretor do Instituto Azzi, que auxilia pessoas físicas de alto poder aquisitivo a atuarem na área de filantropia, é Fellow da Ashoka, Young Leader da Fundação BMW e conselheiro da InterAmerican Foundation.

Julianne Nestlehner

Aluna de Mestrado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas e Assessora de Filantropia no Instituto Azzi, onde atua com prospecção de investidores e monitoramento de projetos em andamento’.

1ª edição/2015

Selo Noeses: Grandes Nomes do Direito

 Patrocínio:

PWC